Pular para o conteúdo principal
Doação e Filantropia

Doação e Filantropia

O tema Doação e Filantropia é complexo porque envolve três dimensões: a cultura, o ambiente e a escolha individual no Brasil.

A Cultura reflete o quanto a população assimilou da tradição filantrópica no Brasil desde a época colonial. É a visão de mundo, as crenças, o comportamento e os princípios balizadores da conduta, no âmbito coletivo. Como julgam a realidade e como reagem a ela. Cada país tem uma forma diferente de entender Filantropia, e isso em parte, é reflexo da sua cultura.

O Ambiente diz respeito às circunstâncias da nossa sociedade com relação à Filantropia: como estão dispostas as Leis (de incentivo ou não), como são conduzidas as Campanhas, como as Instituições Filantrópicas se apresentam, como a imprensa e a mídia divulgam os fatos relacionados ao tema e como isso vai se combinando com os elementos da cultura na mente de cada indivíduo.

A escolha individual diz respeito ao livre-arbítrio de cada cidadão: como ele julga e decide sobre o destino que dará aos seus recursos. Evidentemente esta escolha é forjada e influenciada pelo seu ambiente particular (família/amigos), sua educação, sua religião, etc.


IDIS

 

Fazer Pedido